Sculptors - Fitness & Wellness é um ginásio com vinte e um anos de existência especializado na procura de soluções desportivas personalizadas, sob a direção de Nuno Santos, que atuando sob o lema “O MEU UNIVERSO ÉS TU” procura desenvolver a performance não só de cada indivíduo, como também de empresas ou equipas.
Sempre atento às reais necessidades das pessoas e procurando ainda marcar a diferença no mercado, a determinada altura o Nuno quis ir mais longe e decidiu elevar o conceito inicial focado apenas num corpo esculpido e perfeito, para um outro mais complexo, centrado na conjugação entre os estados da mente, do emocional e do físico. Consequentemente, porque o logótipo deve ser a representação de uma marca, produto ou empresa, e porque o que possuía na altura se afastava da sua nova linha de atuação, o Nuno procurou-nos para tratarmos do rebranding do Sculptors.
Primeiro logótipo do Sculptors, desenhado por um artista local sob o conceito do esculpimento do corpo. |
A criação da nova imagem partiu de três palavras-chave. Três componentes base que não podem dissociar-se de modo a conseguirmos atingir o nosso verdadeiro bem-estar: mente, emocional e físico. Através destes, chegámos a três elementos gráficos representativos que faziam sentido dentro da área em questão e que, ao mesmo tempo, refletiam a dedicação da empresa perante os seus clientes, sendo um desses elementos habitualmente usado em equipamentos fitness e facilmente reconhecido pelos seus utilizadores. Elementos que, no imediato e ao primeiro olhar, não deixassem dúvidas conceptuais e comunicassem claramente a atividade do Sculptors, com diferentes significados quando isolados em si, mas criando ligações e pontos comuns entre eles quando associados. Mais fortes num componente que noutro, mas simultaneamente presentes, transportando-se de componente para componente.
A estas três formas associámos a inicial de Sculptors, que funcionaria não só como elemento aglutinador de todos os outros, como também ajudaria na representação do Yin e Yang. Apesar de comum a utilização das iniciais no design dos logótipos, a sua aplicação, neste caso, foi conceptualmente fundamental.
A escolha da letra recaiu sobre um tipo serifado, remetendo para a forma das extremidades dos halteres. De aspeto duro, forte e mecanizado, e que por se pretender mais moderno que clássico, ter-se-á optado pelo género de serifa quadrada que, para além de promover uma boa legibilidade, transmite uma sensação de força e segurança.
A nível cromático, seria fundamental a transmissão de dinamismo, força e energia, daí a associação entre as cores preta (poder, força, sofisticação, sobriedade, confiança, distinção) e laranja (luz, encorajamento, entusiasmo, dinamismo, sucesso, acolhedor), contrastantes entre si mas complementares em significado.
Como resultado final, temos uma imagem de alguma complexidade gráfica mas de aspeto claro e limpo, de leitura fácil mas não totalmente imediata.
O que sempre procuramos é aquele “Ahhh” de surpresa e de descoberta, onde o conceito é obrigatório, funcionando como gatilho para que cada projeto seja diferente do outro. Deste modo, sendo cada cliente distinto em si e possuindo características próprias, mesmo que a atividade seja comum a outra a imagem que o representa deve ser única e diferente. A sua verdadeira identidade. O reflexo da sua diferenciação dentro do mercado.
Em termos de conceito, o nosso, o d’Amarca, é o detalhe. O Santo Gral do nosso percurso, sinónimo do nosso brio profissional que pretendemos útil para o sucesso dos nossos clientes, que sendo singulares em si são únicos para nós. Todos eles fundamentais, todos eles representação de mais um tijolo na construção do nosso caminho, do nosso futuro. São eles que nos entusiasmam e nos fazem sempre querer dar mais e melhor. E porque para nós detalhe é sinónimo de amor, não nos é possível seguir caminho de outra forma que não seja #poramoràmarca.
E você, que conceito o define e move? Pense nisto e partilhe connosco…
Até breve!