É uma estratégia de gestão de marca, que tem como objetivo criar uma imagem única e positiva, tornando-a mais reconhecida e desejada pelo seu público. Ou seja, as estratégias colocadas em prática têm como propósito moldar a perceção do público-alvo colocando determinada marca na sua cabeça. O expoente máximo destas estratégias será o de transformá-la em Top of Mind (marcas que os consumidores se lembram em primeiro lugar quando questionados).
Em resumo, Branding, é nada mais nada menos que um conjunto de estratégias que moldam a perceção do seu cliente sobre um conjunto de coisas que são colocadas dentro do seu cérebro, mas que todas juntas são percecionadas como sendo apenas uma: a associação de um conjunto de coisas intangíveis associadas a algo tangível, produto ou serviço.
Para que isto seja possível, é preciso trabalhar cada um dos elementos do Branding.
A Missão é o porquê de ter começado o seu negócio, a sua marca, e qual o legado que esta quer deixar no mundo?
A Visão é o objetivo traçado a longo prazo.
Os Valores são os princípios orientadores que regem a marca e quem com ela colabora.
Com a missão, a visão e os valores bem definidos, determinamos a sua personalidade. Se fosse uma pessoa como seria? Que hábitos teria? Como seria a sua voz? O que faria nos tempos livres?…
Com estes pontos claros e bem definidos, sabemos quem é a nossa marca.
Quais as vantagens de um bom Branding?
As marcas vivem no cérebro das pessoas.
As pessoas decidem comprar segundo as suas emoções, procurando depois justificações racionais que justifiquem a sua compra. Assim sendo, a uma marca presente no cérebro com uma conotação positiva é-lhe associada credibilidade e confiança.
Ao se identificarem com a marca os clientes tornam-se mais fiéis, comprando com maior regularidade e ainda recomendando a outras pessoas.
Quando comunicamos claramente o problema que determinado produto ou serviço resolve, além de gerar confiança no seu público, produz também uma perceção maior de valor ao ser reconhecer-se como a solução para um problema específico.
E por fim, quando uma marca sabe o porquê de ser única e o comunica de forma clara, gera uma vantagem competitiva em relação à sua concorrência.
E agora o leitor questiona: qual é a fórmula mágica para criar uma marca de sucesso?
O primeiro passo para criar uma marca de sucesso é definir cada um dos elementos do Branding, criando clareza sobre a sua marca no seu cérebro para que depois possa comunicar devidamente a sua marca ao mercado.
O segundo passo, é rever periodicamente cada um dos elementos do Branding para garantir que todos se encontram alinhados com o propósito da marca.
Como colocamos tudo isto em prática?
Da teoria à prática é exigente! Mas garantimos que vai valer a pena.
Pense connosco. Sobre os profissionais que trabalham nos bancos, associa-os certamente a uma comunicação formal, em que nos tratam por você e vestem fato e gravata. Ora então, depois de definir todos elementos da sua marca olhe para o seu dia-a-dia e analise minuciosamente quais são os pontos de contacto com o cliente, e o que é suposto ser transmitido. A partir daqui,
Em cada ponto de contacto, analise o comportamento, o vestuário, o tom de voz adequados, e tudo o mais que seja relevante, e que promova o sentimento gerado pela marca e que será transmitido através de tudo o que esta faça e/ou toque.
Exemplo: Se o seu serviço é de construção, certamente terá equipas no local da obra. Se quiser passar uma mensagem de profissionalismo e eficiência, certamente a sua carrinha terá identificação da marca. Quando abertas as portas, o seu interior deverá estar limpo e organizado. O transporte das ferramentas é feito em caixas próprias e o equipamento devidamente identificado. Os colaboradores tratam o cliente por você, são assertivos, prestáveis e educados, e têm uma folha de obra onde apontam os trabalhos efetuados ao longo do dia. Quando o cliente contacta o escritório, a pessoa que atende a chamada ou responde em qualquer que seja a plataforma online, fá-lo-á de forma transparente e cordial. Certamente um negócio tem mais do que estes pontos de contactos com o cliente, mas o exercício será este e a equipa terá estas indicações.
Por fim, podemos dizer que não existem fórmulas mágicas para se desenvolver uma marca de sucesso, que muito embora passe por uma estratégia simples, não é fácil nem imediata, mas sim pensada a longo prazo, exigindo paciência, persistência, standards elevados e trabalho de equipa.
Está disposto a investir a longo prazo para criar uma marca de sucesso?