BRANDING

27 de Junho, 2023 / Publicado por: Patrícia CardosoSem comentários

É uma estratégia de gestão de marca, que tem como objetivo criar uma imagem única e positiva, tornando-a mais reconhecida e desejada pelo seu público. Ou seja, as estratégias colocadas em prática têm como propósito moldar a perceção do público-alvo colocando determinada marca na sua cabeça. O expoente máximo destas estratégias será o de transformá-la em Top of Mind (marcas que os consumidores se lembram em primeiro lugar quando questionados).

Em resumo, Branding, é nada mais nada menos que um conjunto de estratégias que moldam a perceção do seu cliente sobre um conjunto de coisas que são colocadas dentro do seu cérebro, mas que todas juntas são percecionadas como sendo apenas uma: a associação de um conjunto de coisas intangíveis associadas a algo tangível, produto ou serviço.

Para que isto seja possível, é preciso trabalhar cada um dos elementos do Branding.

  1. Identidade da Marca: é a sua essência e é constituída por Missão, Visão, Valores e Personalidade.

A Missão é o porquê de ter começado o seu negócio, a sua marca, e qual o legado que esta quer deixar no mundo?

A Visão é o objetivo traçado a longo prazo.

Os Valores são os princípios orientadores que regem a marca e quem com ela colabora.

Com a missão, a visão e os valores bem definidos, determinamos a sua personalidade. Se fosse uma pessoa como seria? Que hábitos teria? Como seria a sua voz? O que faria nos tempos livres?…

Com estes pontos claros e bem definidos, sabemos quem é a nossa marca.

  1. Posicionamento: a partir da definição da identidade da marca, torna-se mais fácil definir o seu posicionamento e saber qual o lugar que quer ocupar na mente e no coração do seu público, e, após isto, definir a sua proposta de valor única que a diferencia de marcas idênticas no mercado.
  2. Identidade Visual: É o look da marca, que começa com o design do logótipo, a definição clara das cores, a tipografia a usar, a estética do tipo de foto que se enquadra na marca, assim como padrões ou ilustrações. É imprescindível garantir a coerência e a consistência da imagem, de forma a facilitar o seu reconhecimento em qualquer que seja o suporte onde é aplicada, ou seja, em todos os pontos de contacto com o seu público facilitando o seu sucesso.
  3. Experiência do Cliente: Uma marca existe para resolver o problema de um cliente. Sem cliente não há marca. Então, uma marca forte preocupa-se com a experiência dos seus clientes desde o primeiro contacto, passando pelo processo de vendas, pela qualidade do produto e no acompanhamento pós-venda. Todo este cuidado contribui para melhorar a perceção que o cliente tem sobre a marca.

Quais as vantagens de um bom Branding?

As marcas vivem no cérebro das pessoas.

As pessoas decidem comprar segundo as suas emoções, procurando depois justificações racionais que justifiquem a sua compra. Assim sendo, a uma marca presente no cérebro com uma conotação positiva é-lhe associada credibilidade e confiança.

Ao se identificarem com a marca os clientes tornam-se mais fiéis, comprando com maior regularidade e ainda recomendando a outras pessoas.

Quando comunicamos claramente o problema que determinado produto ou serviço resolve, além de gerar confiança no seu público, produz também uma perceção maior de valor ao ser reconhecer-se como a solução para um problema específico.

E por fim, quando uma marca sabe o porquê de ser única e o comunica de forma clara, gera uma vantagem competitiva em relação à sua concorrência.

E agora o leitor questiona: qual é a fórmula mágica para criar uma marca de sucesso?

O primeiro passo para criar uma marca de sucesso é definir cada um dos elementos do Branding, criando clareza sobre a sua marca no seu cérebro para que depois possa comunicar devidamente a sua marca ao mercado.

O segundo passo, é rever periodicamente cada um dos elementos do Branding para garantir que todos se encontram alinhados com o propósito da marca.

Como colocamos tudo isto em prática?

Da teoria à prática é exigente! Mas garantimos que vai valer a pena.

Pense connosco. Sobre os profissionais que trabalham nos bancos, associa-os certamente a uma comunicação formal, em que nos tratam por você e vestem fato e gravata. Ora então, depois de definir todos elementos da sua marca olhe para o seu dia-a-dia e analise minuciosamente quais são os pontos de contacto com o cliente, e o que é suposto ser transmitido. A partir daqui,

  1. aponte os pontos de contacto com o cliente – Exemplo: Escritório, Equipa Local de Montagem, Networking (formal, sunset), Redes Sociais;
  2. analise os elementos do Branding e atribua adjetivos à sua marca.

Em cada ponto de contacto, analise o comportamento, o vestuário, o tom de voz adequados, e tudo o mais que seja relevante, e que promova o sentimento gerado pela marca e que será transmitido através de tudo o que esta faça e/ou toque.

Exemplo: Se o seu serviço é de construção, certamente terá equipas no local da obra. Se quiser passar uma mensagem de profissionalismo e eficiência, certamente a sua carrinha terá identificação da marca. Quando abertas as portas, o seu interior deverá estar limpo e organizado. O transporte das ferramentas é feito em caixas próprias e o equipamento devidamente identificado. Os colaboradores tratam o cliente por você, são assertivos, prestáveis e educados, e têm uma folha de obra onde apontam os trabalhos efetuados ao longo do dia. Quando o cliente contacta o escritório, a pessoa que atende a chamada ou responde em qualquer que seja a plataforma online, fá-lo-á de forma transparente e cordial. Certamente um negócio tem mais do que estes pontos de contactos com o cliente, mas o exercício será este e a equipa terá estas indicações.

Por fim, podemos dizer que não existem fórmulas mágicas para se desenvolver uma marca de sucesso, que muito embora passe por uma estratégia simples, não é fácil nem imediata, mas sim pensada a longo prazo, exigindo paciência, persistência, standards elevados e trabalho de equipa.

Está disposto a investir a longo prazo para criar uma marca de sucesso?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Copyright Amarca 2023. All Rights Reserved
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram