
O poder de nos ajudarmos… ajudando!
O todo é maior que a soma das partes. Uma verdade que convém termos sempre presente e que nos deve acompanhar não só na nossa vida pessoal como também na profissional, porque juntos, unindo esforços, conhecimento aliado à vontade, conseguimos algo de muito maior, de verdadeiramente especial e particularmente válido quando nos debatemos por causas, quando através da solidariedade temos a possibilidade de transformar vidas, distribuir esperança e tocar corações.
Quantas vezes já sentimos o impulso de ajudar mas não sabemos como? Em quantas outras achamos que a contribuição será ínfima e pouco válida? É preciso que tomemos consciência que nisto da responsabilidade social não há pesos nem medidas certas, que na prática todos os grãos de boa vontade contam e que cada um de nós terá um talento especial, um dom, uma forma específica de ajudar colocando o seu melhor ao serviço do outro, quer seja através de doações, voluntariado ou participação em campanhas. Cabe a cada indivíduo a possibilidade de marcar a diferença.
E se é através da criação de um design que comunica ideias, inspira pessoas e mobiliza consciências que temos tido oportunidade de colocar o melhor de nós ao serviço da comunidade, contribuindo para uma maior visibilidade e impacto das campanhas promovidas pela Associação Oncológica do Algarve, a verdadeira e mais profunda transformação acontece quando um grande grupo de pessoas decide fazer parte deste movimento de amor e generosidade. A forma como em conjunto se ruma para a mesma margem, para o sucesso de uma mesma ideia, é o propósito maior e a revelação que procuramos atingir.
O design gráfico funciona então como uma poderosa ferramenta de comunicação. Criar materiais visuais impactantes, é ajudar a que as iniciativas que a Associação Oncológica do Algarve promove ao longo do ano alcancem mais pessoas, mobilizem mais apoios e gerem uma consciência coletiva mais sólida sobre a importância da prevenção e do apoio aos doentes oncológicos através das campanhas publicitárias, sensibilizando e angariando maior apoio para a luta contra o cancro.
Mas e o que é que se ganha ao estarmos a ajudar?
Ganha-se mais do que à partida se imagina, já que na ajuda ao outro beneficia não só quem recebe como também quem oferece. E dizemo-lo não só por o experienciarmos na primeira pessoa, como também por haver estudos que o comprovam, que nos dizem que as práticas de solidariedade aumentam os níveis de satisfação e reduzem o stress, que quando nos envolvemos em causas nobres sentimos um forte sentido de propósito e uma conexão mais profunda com os outros. Portanto, a generosidade não só melhora o mundo à nossa volta, como ainda fortalece o nosso bem-estar emocional. E como todos sabemos, pessoas felizes constroem um mundo mais empático e saudável.
O primeiro passo acontece na simples decisão de agir, confiando nas entidades a quem nos unimos e entregando-lhes o nosso melhor. Se numa qualquer parceria é preciso que haja uma confiança mútua e inabalável que a conduza ao êxito, numa situação em que nos ligamos a uma causa oferecendo o nosso tempo e o nosso saber, é necessário que haja uma dedicação genuína e responsável ao projeto não descurando de modo algum a qualidade no nosso trabalho.
Que não nos esqueçamos que uma corrente de amor e altruísmo dificilmente se quebra, e que todos temos algo de valioso para oferecer. Aquilo que para nós possa parecer simples, acessível e intuitivo, pode representar uma ampla diferença na construção de um mundo mais humano e solidário.
Passar da inspiração à ação, como?
Ora já sabemos que, juntos, conseguimos ir mais longe levando apoio e esperança a quem mais precisa. Mas como é que o podemos fazer? Como é que podemos pôr em prática a vontade de fazer algo de realmente significativo, de deixar uma marca positiva no campo da responsabilidade social da qual é exemplo a Associação Oncológica do Algarve?
Vejamos algumas formas de se juntar a nós nesta missão:
Como é, vamos a isto?